O que é Audiometria?

O que é Audiometria?

Audiometria é um exame simples, nada invasivo, totalmente indolor, realizado por Fonoaudiólogo ou Otorrinolaringologista, em cabine acústica ou sala tratada, em silêncio.

É um exame fundamental para avaliar a capacidade auditiva.

Precisa de preparo prévio para realizar esse exame?

Em geral, não exige preparo prévio e é solicitado quando o paciente alega problemas para ouvir, mas também pode ser complemento para outros diagnósticos, como por exemplo:

TDAH, TEA, admissional ou periódico na saúde ocupacional

O paciente utiliza fones de ouvido e deve levantar a mão, o que é previamente combinado, quando ouvir algum estímulo sonoro.

Em outra etapa do exame, o paciente deve repetir as palavras que o Fonoaudiólogo emitir.

Resultado

Seu resultado é demonstrado num gráfico e nele pode ser verificado o tipo e grau da perda auditiva em cada orelha isoladamente.

Esse gráfico é feito em decibéis e o valor normal, varia entre zero até 25 dB ou menos.

A partir de 50 dB já é encontrada uma perda auditiva leve. A partir de 55 até 70 dB, a perda será moderada. A partir de 75 até 90 dB, perda severa e acima disso, perda profunda.

O resultado da audiometria, ou seja o audiograma (gráfico) ajuda a determinar, por exemplo, a necessidade ou não, de usar um aparelho auditivo e qual será o tipo adequado.

Também ajuda a complementar outros exames e, a estabelecer o diagnóstico e o prognóstico, detectando por exemplo, perda auditiva em crianças pré-escolares ou escolares, que muitas vezes são rotuladas de sem vontade, desleixadas ou desatentas, sendo que o problema pode ser resolvido com o uso de Aparelhos Auditivos, eliminando assim seu baixo rendimento escolar.

Tipos de audiometria:

  • Audiometria tonal e vocal: realizada em adultos e crianças a partir de 5 anos de idade, que já entendem ordens e podem ser colaborativas a fim de responderem se estão ou não ouvindo os estímulos emitidos pelo Fonoaudiólogo com seu equipamento audiômetro.

Dura em média 30 minutos e permite saber em quais frequências o paciente consegue escutar, determinando também seu volume e a capacidade de compreensão de fala de determinadas palavras.

  • Audiometria comportamental: realizada com crianças menores, bebês até por volta de 2 anos, quase 3.

É muito simples e não oferece resultados tão precisos quanto a audiometria tonal e vocal.

Ela consiste basicamente na avaliação através da observação do comportamento do bebê diante dos sons que lhe são apresentados através de instrumentos musicais.

  • Audiometria condicionada: essa é realizada para resultados iguais aos da audiometria tonal e vocal, para crianças a partir de 3 anos, que podem, brincando condicionadamente responder se estão ou não ouvindo os estímulos emitidos pelo Fonoaudiólogo com seu audiômetro.
  • Audiometria tronco encefálica: esta é uma audiometria que também avalia a audição de crianças e de adultos com outras síndromes, porém, é objetivo e não necessita do entendimento nem das respostas dos pacientes.

É o mais utilizado para bebês e crianças pequenas que não respondem bem aos outros tipos de audiometria.

Além de estimar o nível da audição e o grau da perda auditiva, ainda possibilita avaliação do nervo auditivo e das vias auditivas.

Também detecta tumores e etc.

 

Agende sua audiometria na Vicente de Camargo Auditivos através do nosso whatsapp:

(11) 99023.9480

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *