Como é feito o exame Otoneurológico?
O exame Otoneurológico, ou Vectoeletronistagmografia, como também é chamado, é realizado por Fonoaudiólogo ou Médico Otorrinolaringologista.
Na primeira etapa são realizados os exames de Audiometria e Imitanciometria para verificar se há perda auditiva, condutiva, ou infecções, por exemplo, entre outros.
Em seguida iniciamos os testes vestibulares que avaliam o labirinto, órgão responsável pelo equilíbrio.
Esta etapa começa pela realização da manobra de Dix-Hallpike, a qual avalia a presença do distúrbio VPPB (vertigem posicional paroxística benigna).
Após esse processo, é realizado um eletro do labirinto, onde o paciente é acomodado em uma cadeira e colocados eletrodos na região da testa e olhos, para que possam ser realizados testes que avaliam a função labiríntica.
Estes testes são compostos pelas provas oculomotoras, em que são analisados os movimentos oculares por meio de estímulos visuais.
Complementados pelas provas calóricas em que são utilizados fluxos de ar quente e frio para estimular e avaliar os canais do labirinto.
O Otoneurológico é um exame que avalia o sistema auditivo e vestibular e, geralmente é indicado para pacientes que apresentam sintomas de tontura ou vertigem, por exemplo.
Preparo prévio para a realização do exame:
Para sua realização, o ideal é que o paciente pare de tomar medicação para tontura por 3 dias, se já tiver indicação médica, para que as funções sejam avaliadas adequadamente.
Também é importante um jejum de 3 horas, aproximadamente, caso o paciente sinta náuseas devido a tonturas.
Texto de autoria da Fga. Karen Shinkai