Tontura é Labirintite?
É muito comum que as pessoas associem a tontura à labirintite, mas esta não é a única doença a atingir a região.
Que a Labirintite é um dos problemas mais comuns, na realidade é mesmo.
Estudos indicam afetar cerca de 30% da população brasileira, de qualquer idade, desde a infância até a terceira idade.
Ela causa também forte dor de cabeça, além da tontura e falta de equilíbrio.
Mas então vamos conhecer as principais doenças do labirinto, conforme pesquisei no material disponibilizado pelo Dr. Rafael Pinz (CRM: 14548 / RQE 7163):
1- VERTIGEM POSICIONAL PAROXÍSTICA BENIGNA, OU SIMPLESMENTE, VPPB:
É uma vertigem, que também pode ser acompanhada de perda de equilíbrio, postura instável, náuseas e vômitos, e que é causada pelo desprendimento de otocônias, que são pequenos cristais de cálcio responsáveis por fornecer informações sobre a posição da nossa cabeça.
Quando esses cristais ficam soltos no labirinto (tecido ósseo que fica dentro da orelha interna e é responsável pelo equilíbrio do corpo), o indivíduo recebe informação errada sobre a posição de sua cabeça.
Como tratamento, há uma técnica de reposicionamento dos cristais no labirinto, chamada MANOBRA DE REPOSICIONAMENTO CANALICULAR, que consiste em movimentos e posições da cabeça e corpo.
2- DOENÇA DE MENIÉRE:
Esta apresenta sintomas como o zumbido, vertigem, perda auditiva, sensação de pressão no ouvido, náuseas e vômitos, e ocorre devido ao aumento de pressão sobre os líquidos do ouvido interno.
Sabe-se que está relacionada a outras doenças como diabetes, hipertensão e doenças autoimunes, por exemplo, mas suas causas ainda não são completamente conhecidas.
Inicialmente o tratamento se concentra na amenização dos sintomas, principalmente a vertigem, mas será investigada outra doença que possa estar provocando os sintomas, para garantir um controle e combate adequado e mais amplo.
3- CINETOSE:
Muitas vezes, é denominada erroneamente como labirintite, pois se caracteriza pelas tonturas, desequilíbrios, enjôos e náuseas sentidas pelo indivíduo que na verdade, tem um labirinto com dificuldade de processar diferentes informações.
Os sintomas desta são mais percebidos nas situações de movimento como: viagens de carro ou avião.
E é ainda mais agravado pelo movimento sequencial do olhar.
Em geral, o tratamento consiste na realização de exercícios repetitivos de reabilitação vestibular (a região vestibular também é localizada na orelha interna).
Alguns medicamentos também podem ser prescritos para a prevenção ou eliminação dos sintomas.
4- NEURITE VESTIBULAR:
Trata-se de um distúrbio do sistema vestibular causado, em geral, por um vírus que afeta a estrutura responsável por enviar mensagens sobre o movimento e equilíbrio do corpo, o nervo vestibular.
Esta doença provoca fortes náuseas, tonturas, desequilíbrio e dificuldade para caminhar.
Na maioria dos casos é tratada com medicamentos sintomáticos e também anti-inflamatórios, mas quando os sintomas da vertigem e desequilíbrio não desaparecem também se faz necessária a reabilitação vestibular.
A VCA, oferece serviços de Fonoaudiólogos Especialistas para a realização da Avaliação Otoneurológica completa e também para a Reabilitação Vestibular.
Referência bibliográfica:
https://cdo.com.br/saiba-o-que-sao-as-doencas-do-labirinto/(pesquisado em 29.03.21)